segunda-feira, 9 de maio de 2011

Feijão

Pode ser de qualquer tipo: mulatinho, rajado, preto, branco: feijão é uma da receitas preferidas dos brasileiros. No entanto, não basta cozinhá-lo. Para que dê água na boca, é ter caldo bem cremoso.

Basta cometer apenas alguns “deslizes” no preparo do feijão para que seu caldo fique ralo e sem sabor. Aí, não há arroz que segure.

Mas com um pouco de técnica, o prato feito em casa pode ser melhor que o de muitos restaurantes tradicionais. Segundo Julia Delellis Lopes, professora de gastronomia do Centro Universitário Senac (Campus Águas de São Pedro), as características caldo do feijão variam de acordo com o tipo de matéria-prima: quanto mais amido, mais grosso fica.

- Os grãos de feijão que incham mais durante o cozimento têm mais amido. É o caso do tipo bolinha.

Outra dica é usar alguma gordura no preparo. Quando for cozinhar seu feijão, adicione um pedaço de carne (como o bacon, por exemplo), um pouco de azeite ou de óleo.

- Para quem não come carne, a dica é tirar alguns grãos cozidos da panela, amassá-los e, depois, adicionar essa “papa” ao caldo.

Algumas pessoas apostam no mito do fermento químico para dar consistência ao molho, mas Julia afirma que usar o produto para esse fim não funciona.
Para o chef Jurandir Meirelles, do restaurante Zucco, em São Paulo, o segredo de um bom feijão está na quantidade de água.

- A medida certa é uma xícara de feijão para uma e meia de água. O ideal é que a água cubra os grãos.

Nenhum comentário: