domingo, 29 de abril de 2012

Dicas para receber bem os amigos


Etiqueta


 
Dicas para receber bem os amigos
Se você adora fazer festas em casa, confira as dicas para fazer um evento elegante com quitutes originais e fáceis de preparar, que deixarão você livre para curtir os amigos.
 
Texto: Diana Cortez / Produção: Márcia Asnis / Fotos: Luciano Munhoz
 
Ter visita em casa não é sinônimo de horas de tensão e estresse na cozinha, muito menos de ficar enlouquecida de um lado para outro, sem curtir a festa.
 
É possível, sim, organizar a recepção de um jeito bem prático e elegante para você também participar da ocasião. Confira a seguir um estilo diferente de receber os amigos em casa e diversas dicas para sua festa ser um sucesso: 

Tudo muito bem coordenado 

Antes de colocar a mão literalmente na massa e começar a fazer os quitutes, faça um planejamento.
 
Liste quantos tipos irá oferecer, lembrando sempre da combinação de cores entre os arranjos e os detalhes como louças, guardanapos e jogos americanos. Como comida também é uma informação, ela deve coordenar 
com os demais itens. 

Um jeito descontraído

A idéia de oferecer um serviço americano, no qual os convidados servem-se sozinhos é interessante, pois os deixa à vontade para andar pelo ambiente. Mas para que isso realmente seja possível, o cardápio também deve ajudar.
 
“O finger food, ou seja, comidinhas para pegar com as mãos é a solução, pois elimina a obrigatoriedade de usar pratos e talheres”, sugere a banqueteira Mônica Dajcz, de São Paulo. Ainda assim, é de bom grado deixar esses utensílios pela mesa (ou em um aparador) caso os convidados sintam-se à vontade em usá-los. 

Cardápio variado

Para facilitar a vida, opções de comidas frias deixam tudo muito prático. “Assim, a anfitriã não precisa ficar no fogão, preocupada em aquecer os pratos”, explica Mônica. A profissional sugere oferecer oito opções de petiscos diferentes e faz um alerta: “Algumas pessoas não comem carne, outras, peixe, por isso, é interessante fazer pratos que agradem às pessoas de um modo geral, como os feitos com queijo”.
 
A quantidade certa para atender a todos deve ser de 250 gramas para cada mulher e 350 gramas por homem. É claro que você não vai colocar tudo de uma vez na mesa, mas deixará um estoque já prontinho para a reposição.


Elegância à mesa

Se sua mesa é bonita, você pode realçá-la colocando uma bela toalha dobrada no centro, como se fosse um “caminho”. Para este tipo de ocasião, jogos americanos são interessantes caso o convidado queira servir-se com um prato e ficar em algum outro cômodo da casa que tenha um móvel de apoio.
 
Se forem de tecido, as peças dos jogos americanos ficam muito bem resolvidas enroladas e colocadas dentro de uma cesta. Não esqueça de que todas as peças devem seguir a combinação de cores previamente escolhidas. Assim, guardanapos verdes são colocados sobre a mesa com um ramo de alecrim como detalhe.

Sugestões de quitutes:

1. Sopa fria – diversas sopas podem ser servidas frias, exceto aquelas com carne, que ficam melhor aquecidas. Porém, prefira receitas mais espessas. 
 
2. Espetinho – prepare a polenta conforme a embalagem, espere esfriar e corte-a em círculos do tamanho do tomate cereja. Se preferir, use pão preto para substituí-la.
 
Com um palito de dente, espete a polenta, 1 folha de manjericão, 1 tomate cereja e a metade do queijo de cabra;
 
Bolinhas de queijo de cabra – compre aquelas ao azeite, escorra e passe-as no gergelim preto, na salsinha picada ou na páprica;
 
Palito de parmesão – misture 150 g de queijo parmesão ralado com 1 col. (sopa) de farinha de trigo.
 
Aqueça uma frigideira antiaderente, coloque uma porção da mistura e, quando derreter, encoste o palito de churrasco, desligue o fogo e espere esfriar para retirá-lo; 
 
3. Patê com torradas – faça a base misturando 150 g de cream cheese e 50 g de chantilly com uma colher em movimentos de baixo para cima.
 
Experimente acrescentar 2 col. (sopa) de frutas secas (figos e damascos bem picados) com 1 col. (sopa) de mel ou ½ col. (sopa) de gengibre ralado sem casca; ou ainda 2 col. (sopa) de ervas mistas (manjericão, diu, salsinha e cerefólio picados); 
 
4. Tartar de salmão – corte o peixe gelado em cubos pequenos. Tempere com sal, pimenta-branca e cebolinha. Sirva com massa phylo, torrada sueca ou barquinhas; 
 
5. Croutites – use a criatividade para fazer palitos com vegetais crus (cenoura, pepino, salsão, erva-doce) ou aferventados (no caso do aspargo). Disponha ainda de grissinis prontos e sirva com maionese ou com a base do patê sugerido acima. 

Para todos os gostos 

Além de cerveja e refrigerante, itens obrigatórios nas festas, cardápios leves também sugerem pró-seco. Mas não deixe de ter suco para quem gosta de algo mais natural.

Detalhes que fazem a diferença

Faça uma seleção de músicas agradáveis para receber os visitantes.

Disponha cadeiras, sofás e pufes em grupinhos, acompanhados de mesinhas de apoio para criar oportunidade de as pessoas conversarem. 

Para não deixar tudo sobre a mesa, prefira deixar pratos e talheres em um móvel próximo ao das comidas. E lembre-se sempre de verificar se há copos e pratos limpos disponíveis. 

Já as bebidas também podem ficar em outro lugar ao lado de copos e taças. Aquelas que devem ser servidas geladas podem ficar dentro de uma tina, enterradas em pedras de gelo.

Ao final da festa, não deixe de oferecer um cafezinho quente às visitas. Isso é uma atitude de muito bom grado.

Os vasos devem combinar com a proposta sem chamar muita atenção

Toque verde e de pétalas

Flores e folhas devem ter presença obrigatória na decoração. A design floral Amelinha Godói dá um passo-a-passo para você montar, sem erro, os arranjos da mesa:

1. Defina os vasos onde serão feitos os arranjos. Eles devem combinar com as cores da comida, sem chamar atenção, já que este será o papel das flores. Na dúvida, use os de vidro, que combinam facilmente. 

2. Escolha três flores principais (as maiores) com cores que combinem entre si. 

3. Depois, escolha dois outros tipos de flores para serem as complementares. Elas devem ser menores.

4. Então, folhagens e galhos de formatos diferentes.

Montagem de vasos 

Escolha no máximo quatro tipos diferentes de plantas para os arranjos principais. Pode ser, por exemplo, uma flor principal, duas secundárias e uma folhagem. No arranjo acima optou-se por lírio branco, flor de babosa, semente de boldo, folhas de latânia e cavalinha. Já nos vasos menores pode-se usar apenas folhagens para não ficar uma mesa carnavalesca. 


Nenhum comentário: