domingo, 19 de agosto de 2007

O Poder da Inovação pra Vender Mais

Era sábado fim de tarde, minha esposa lendo uma revista e eu um jornal. Estávamos no Fran`s Café no Campo Belo em São Paulo. Cafezinhos, pães de queijo, leitura... Quando fomos para o caixa, recebemos um panfleto com a mensagem “CÃOMINHADA” – Amanhã passeie com seu cachorrinho. Lemos todo o panfleto e vimos que se tratava de um evento para pessoas que apreciavam cães (um mercado que cresce vertiginosamente em todo planeta).

Olhamos um para o outro e acordamos instantaneamente em levar a Pietra, nossa cachorrinha e fiel amiga para este passeio social.

No dia seguinte chegamos no local de partida onde centenas de cães festejavam e se cheiravam euforicamente. Mesmo com uma variedade infinita de raças, tamanhos e cores o clima era de muita alegria.

A Pietra, uma filhote da raça Labrador, queria descer do colo e se misturar com seus irmãos caninos. Parecia uma criança que viu o parquinho de diversões.

Andamos por aproximadamente uma hora. Era uma caminhada, ou melhor uma cãominhada lenta e harmoniosa. Os donos estavam orgulhosos de seus cães e surpresos com tanta variedade...

O PULO DO GATO

Percebi que estava terminando o passeio quando os donos e seus cães que estavam na nossa frente começaram a reduzir os passos e se ajeitar nas calçadas.

Quando todos pararam eu percebi a primeira “coincidência” do evento, o passeio terminou em frente a um Pet Shop (loja de animais). A segunda “coincidência” é que mesmo sendo domingo o Pet Shop estava aberto...RSRSRSRSR!!! E a terceira é que os funcionários estavam todos bem motivados para um domingo de manhã, e distribuíam lencinhos de pescoço com a marca do Pet Shop para os donos colocarem em seus cães. Todos os cachorrinhos e cachorrões em minutos, estampavam no pescoço um lindo lenço de cor alaranjada.

Aproveitaram à oportunidade e um dos líderes do Pet Shop convidou todos para conhecer a loja e também informou sobre seus novos produtos e serviços especializados. No final agradeceu a a nossa participação na "CÃOMINHADA".

Prezado (a) Leitor (a), pude ver muitas pessoas num clima de alegria e afeto comprando presentinhos para os seus cães. Enquanto muitos donos e gerentes de Pet Shops dormiam naquele domingo de manhã, este Pet Shop inovou e faturou criando uma experiência agradável e diferenciada a seus clientes.

Esta iniciativa criou um laço emocional com os participantes, o que coloca o Pet Shop numa posição favorável em relação aos seus concorrentes que atuam na mesma região. Uma empresa com atitudes simpáticas tem maiores chances de conquistar e manter seus clientes. Você concorda?

Há cinco lições de Marketing e Vendas que podemos aprender com este Pet Shop:

1. Crie uma comunidade em torno de seu negócio;

2. Crie uma experiência agradável e construtiva para seus clientes;

3. Ofereça um apelo emocional vinculado a sua marca;

4. Fortaleça sua presença na região que você atua;

5. Mantenha seus funcionários motivados.

Um abraço e Boas Vendas!

Marcelo de Almeida

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