domingo, 19 de julho de 2009

Risoto de Bacalhau

Ingredientes:
2 xícaras de arroz arbório
1 cebola média bem picada
2 colheres de sopa de manteiga
200g de bacalhau desfiado
1/4 xícara de vinho branco seco
1 dente de alho picado
1/2 xícara de suco de tomate
1 colher de sopa de salsinha picada
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 e 1/2 litro de caldo de legumes ou água
batata palha e azeitonas pretas para decorar
sal e pimenta do reino

Modo de Preparo:
Coloque o bacalhau de molho de um dia para o outro em bastante água, trocando-a pelo menos três vezes nesse período. Antes de cozinhar, troque a água novamente, afervente o bacalhau por 20 minutos e desfie em lascas.
Em uma panela grande, coloque o azeite e refogue a cebola até que esteja macia, acrescente o alho picado e refogue por mais um minuto. Acrescente a salsinha picada e o arroz, refogue por um minuto misturando bem para envolver todos os grãos de arroz com o azeite e acrscente o bacalhau desfiado e bem escorrido. Regue com o vinho branco e , misturando delicadamente, deixe o vinho evaporar. Regue com uma conhca do caldo ou água que devem estar ferventes. Misture bem o risoto e deixe o arroz absorver os líquidos, acrescente o suco de tomate e misture bem. salgue levemente e tempere com um pouco de pimenta-do-reino.
Vá acrescentando caldo ao risoto e misturando constantemente. O caldo deve ser acrescentado concha a concha, esperando a anterior ser absorvida. Após cerca de 18 mnutos de cozimento o risoto estará no ponto. Confira se o arroz está "al dente". Sirva decorando com azeitonas pretas e cobrindo o risoto com batata palha.

Nenhum comentário: