sábado, 8 de agosto de 2009

Risoto de funghi secchi

Rendimento: 4 porções

PREPARO: 30 MINUTOS COZIMENTO: 40 MINUTOS APROXIMADAMENTE

400 g de arroz para risoto (arbóreo)
8 xícaras de caldo de galinha
25 g de funghi seco
50 g de manteiga
150 g de queijo parmesão ralado
120 ml de vinho branco
1 cebola média picada
2 colheres (sopa) de salsinha picada

1. Coloque o funghi de molho em 1 xícara de água bem quente. Deixe descansar por 30 minutos. Retire o funghi e coe a água, passando por um pano bem fino para separar todos os resíduos. Corte o funghi em pedaços pequenos e reserve o líquido.

2. Aqueça o caldo em uma panela e mantenha-o aquecido. Junte o líquido do funghi ao caldo.

3. Em outra panela, derreta metade da manteiga e refogue a cebola, apenas murchando-a, sem deixar queimar. Acrescente o arroz e refogue até que fique translúcido. Regue com o vinho branco e deixe evaporar o álcool. Adicione o funghi e mexa mais uma vez.

4. Vá juntando o caldo ao arroz, concha por concha, sem parar de mexer, esperando o caldo da vez anterior ser absorvido pelo arroz antes de colocar a concha seguinte, sucessivamente, até que o arroz esteja macio, mas ainda um pouco firme por dentro. Desligue o fogo, junte o restante da manteiga aos pedaços, o parmesão, e mexa vigorosamente. Salpique com salsinha picada e sirva bem quente, com parmesão ao lado.

O funghi porcini é o mais indicado para o risoto, por seu sabor delicado e aroma amadeirado, mas é mais caro e mais difícil de ser encontrado nos supermercados que o funghi seco chileno, que se presta muito bem à receita.

O risoto é um prato muito simples e seu resultado depende dos ingredientes escolhidos. É indicado usar ingredientes da melhor qualidade e, sempre que possível, fazer o caldo em casa.

Nenhum comentário: