domingo, 29 de abril de 2012

Bolo Fofo

Ingredientes:
4 ovos
2 copos americanos de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 copo americano de leite fervendo
2 copos americanos de açúcar

Modo de preparo:
Na batedeira bater em neve as claras. Junte o açúcar, as gemas, a farinha, o fermento e por último acrescente o leite quente aos poucos.
Forma untada, forno pré-aquecido em 180° graus.

Dicas, Culinária, Receitas, Chefs, Cozinha


Dicas, Culinária, Receitas, Chefs, Cozinha



Panelas de Barro das Paneleiras de Vitória - ES

COMO USAR A PANELA DE BARRO NA PRIMEIRA VEZ
Unte a panela de barro, sem uso, com 2 colheres de óleo de cozinha.
Leve-a ao fogo e deixe queimar até o óleo acabar.
Em seguida, coloque a panela para esfriar e lave-a.
Está pronta para usar.

Receitas da Cozinha Capixaba


Moqueca Capixaba com Pirão
(para 06 pessoas)


Ingredientes:
  • 2 Kg de peixe fresco (badejo, papaterra, pargo, robalo)
  • 4 a 5 maços de coentro
  • 4 maços de cebolinha verde
  • 2 cebolas brancas (pequenas)
  • Tomate a gosto
  • 2 limões
  • Azeide doce
  • Urucum
  • Pimenta a gosto

Modo de fazer:
Limpe bem o peixe, corte-o em postas e deixe-o em uma vasilha com sal e o suco de 1 limão. Conserve assim pelo menos por uma hora. Separe a cabeça para o pirão.
Utilizando uma panela de barro grande, coloque: 2 colheres de óleo, uma de azeite doce (se preferir pode colocar mais de uma), cebola verde, cebola branca, coentro (tudo bem picadinho), tomate (que pode ser picado em rodelas) e colorau.
Em seguida arrume as postas de peixe e repita a camada de temperos picados. Não adicione água ou sal . Cozinhe em fogo brando e quando abrir fervura coloque umas poucas gotas de limão. Não espere ferver, caso contrário o peixe endurece. Tampe. Espere uns 10 minutos e experimente o sal. Para o pirão o processo é o mesmo. Depois de cozida a cabeça acrescente água fervendo e deixe que a carne cozinhe até quase desmanchar . Retire os ossos, experimente o sal e acrescente a farinha, mexendo sempre e para não embolar.




Cação à moda da Ilha
(para seis pessoas)

Ingredientes:
  • Um quilo e meio da cação pequenos
  • três maços de coentro
  • uma cebola
  • três colheres de sopa de urucum
  • três tomates
  • três dentes de alho
  • sal fino, pimenta a gosto
  • três limões
  • meio copo de óleo e azeite

Modo de fazer:
Limpe bem os cações, retirando-lhes o couro, colocando-os em seguida de molho em água de sal e limão. Corte os cações em cubos de tamanho de um caramelo, lave-os novamente em água corrente e deixe à parte. Soque o alho, sal, pimenta, coentro, rodelas de cebola e esfregue-os depois de picados no fundo da panela de barro, untada com óleo. Jogue na panela um pouco de azeite e suco de limão. Misture os cubos de cação nesse molho e corte o resto dos temperos pela ordem: coentro, cebolas, tomates e jogue por cima. Ponha o sal e deixe descansr por uma hora (ou mais). Quando estiver pronto para levar ao fogo coloque a tintura de urucum, cozinhe com panela sem tampa e não coloque água. Verifique o sal, azeite e limão se estão a gosto. Sirva com arroz e farinha torrada.




Revista VEJA | Edição 2083 | 22 de outubro de 2008

Guia
A estréia na cozinha
Um grupo de chefs formulou uma espécie de manual
que reúne técnicas e utensílios básicos para quem,
embora ainda se intimide frente a frente com uma
panela de arroz, planeja entrar mais vezes na cozinha.
Monica Weinberg

Não é pouca gente. Um bom medidor desse interesse apareceu num recente levantamento com base em dados do Ministério da Educação (MEC). Nele, as faculdades de gastronomia figuram entre as que mais crescem no país: só no ano passado, receberam 85% mais alunos. Isso sem citar cursos livres ou mesmo incluir os autodidatas ao fogão. Todos esses novatos precisam ser apresentados, necessariamente, ao básico do básico. Processo que, não raro, os iniciantes descrevem com algum sofrimento. O objetivo da presente cartilha é justamente facilitar a estréia – e mostrar ainda que boa parte das decisões tomadas na cozinha é baseada em ciência, e não na intuição dos chefs.
VEJA TAMBÉM
Exclusivo on-line
Pratos para iniciantes



Ilustração sobre fotos de Getty Images/RF


SOBRE O COZIMENTO DOS LEGUMESSugestão dos chefs: depois de cozidos em água fervente, eles devem permanecer imersos em água fria por alguns segundos
O que diz a ciência: com o cozimento, os vegetais costumam perder a textura firme e, com isso, também parte do sabor.
O banho de água fria é o que reverte esse efeito

A LIÇÃO DO PREAQUECIMENTOSugestão dos chefs: aquecer o forno ou a panela antes de assar ou grelhar carnes vermelhas
O que diz a ciência: quando a carne toma contato com um calor superior a 100 graus, sua superfície automaticamente fica tostada, formando uma espécie de camada protetora. É justamente ela que impede a saída do suco da carne – fundamental para preservar a maciez e o sabor

O MOMENTO CERTO PARA O SALSugestão dos chefs: salgar carnes e peixes apenas minutos antes de irem ao forno – e não na véspera, como é comum
O que diz a ciência: por meio de um processo químico, o sal rouba água da carne. Depois de algum tempo em contato com o condimento, portanto, é natural que ela dê sinais de ressecamento

UM BOM ARROZ
Sugestão dos chefs: fritar os grãos em fogo médio antes de cozinhá-los
O que diz a ciência: em contato com o óleo aquecido, as grandes moléculas de amido presentes no arroz se quebram, o que favorece o cozimento dos grãos. O óleo ajuda a formar ainda uma camada finíssima sobre eles – que, justamente por isso, ficam mais soltos

A TÉCNICA DO FERMENTO
O que diz a ciência: ao reagir com os demais ingredientes, o fermento libera gases que se encarregam de expandir a massa. Acrescentar o fermento por último à receita e levá-la imediatamente ao forno evita que tais gases se dissipem antes de completar sua função




Muito além do feijão com arroz
Pratos que os iniciantes preparam com alguma facilidade
– e são um avanço em relação ao cardápio básico.
*
Francisco Rebelo

MACARRÃO COM CAMARÃO
Quem indica: Francisco Rebelo
PARGO EM AZEITE DE OLIVA
Quem indica: Roberta Sudbrack
MOLHO DE MASCARPONE E LIMÃO SICILIANO (para massas)
Quem indica: Paula Riskallah




Especialistas consultados: os chefs Benny Novak (do Ici Bistrô), Francisco Rebelo (da Faculdade Anhembi Morumbi), João Belezia e Marcelo Malta (da FMU), Marcelo Giachini (da Faculdade Anhembi Morumbi), Marcelo Pinheiro (do restaurante Tarsila), Roberta Sudbrack e Paula Riskallah (da escola de gastronomia Atelier Gourmand); a engenheira de alimentos Délia Amaya (da Unicamp); e a nutricionista Rita de Cássia Ribeiro (da PUC-MG)

Com reportagem de Camilla Costa





 
Publicidade
*


*
Fotos Pedro Rubens, Josh Wesrtich/Zefa/Corbis, Otavio Dias de Oliveira, Josh Westrich/zefa/Corbis e divulgação. Iustrações Lucia Brandão




A química dos ingredientes
Chefs consultados por VEJA apontam os que funcionam juntos – e outros que definitivamente não formam uma boa combinação
Fotos Roberto Setton, CARLOS CUBI, Gustavo Arrais, Mario Piroli, Alfredo Franco, Corbis/Latinstock e Foodfolio/Image Plus



Dicas para receber bem os amigos


Etiqueta


 
Dicas para receber bem os amigos
Se você adora fazer festas em casa, confira as dicas para fazer um evento elegante com quitutes originais e fáceis de preparar, que deixarão você livre para curtir os amigos.
 
Texto: Diana Cortez / Produção: Márcia Asnis / Fotos: Luciano Munhoz
 
Ter visita em casa não é sinônimo de horas de tensão e estresse na cozinha, muito menos de ficar enlouquecida de um lado para outro, sem curtir a festa.
 
É possível, sim, organizar a recepção de um jeito bem prático e elegante para você também participar da ocasião. Confira a seguir um estilo diferente de receber os amigos em casa e diversas dicas para sua festa ser um sucesso: 

Tudo muito bem coordenado 

Antes de colocar a mão literalmente na massa e começar a fazer os quitutes, faça um planejamento.
 
Liste quantos tipos irá oferecer, lembrando sempre da combinação de cores entre os arranjos e os detalhes como louças, guardanapos e jogos americanos. Como comida também é uma informação, ela deve coordenar 
com os demais itens. 

Um jeito descontraído

A idéia de oferecer um serviço americano, no qual os convidados servem-se sozinhos é interessante, pois os deixa à vontade para andar pelo ambiente. Mas para que isso realmente seja possível, o cardápio também deve ajudar.
 
“O finger food, ou seja, comidinhas para pegar com as mãos é a solução, pois elimina a obrigatoriedade de usar pratos e talheres”, sugere a banqueteira Mônica Dajcz, de São Paulo. Ainda assim, é de bom grado deixar esses utensílios pela mesa (ou em um aparador) caso os convidados sintam-se à vontade em usá-los. 

Cardápio variado

Para facilitar a vida, opções de comidas frias deixam tudo muito prático. “Assim, a anfitriã não precisa ficar no fogão, preocupada em aquecer os pratos”, explica Mônica. A profissional sugere oferecer oito opções de petiscos diferentes e faz um alerta: “Algumas pessoas não comem carne, outras, peixe, por isso, é interessante fazer pratos que agradem às pessoas de um modo geral, como os feitos com queijo”.
 
A quantidade certa para atender a todos deve ser de 250 gramas para cada mulher e 350 gramas por homem. É claro que você não vai colocar tudo de uma vez na mesa, mas deixará um estoque já prontinho para a reposição.


Elegância à mesa

Se sua mesa é bonita, você pode realçá-la colocando uma bela toalha dobrada no centro, como se fosse um “caminho”. Para este tipo de ocasião, jogos americanos são interessantes caso o convidado queira servir-se com um prato e ficar em algum outro cômodo da casa que tenha um móvel de apoio.
 
Se forem de tecido, as peças dos jogos americanos ficam muito bem resolvidas enroladas e colocadas dentro de uma cesta. Não esqueça de que todas as peças devem seguir a combinação de cores previamente escolhidas. Assim, guardanapos verdes são colocados sobre a mesa com um ramo de alecrim como detalhe.

Sugestões de quitutes:

1. Sopa fria – diversas sopas podem ser servidas frias, exceto aquelas com carne, que ficam melhor aquecidas. Porém, prefira receitas mais espessas. 
 
2. Espetinho – prepare a polenta conforme a embalagem, espere esfriar e corte-a em círculos do tamanho do tomate cereja. Se preferir, use pão preto para substituí-la.
 
Com um palito de dente, espete a polenta, 1 folha de manjericão, 1 tomate cereja e a metade do queijo de cabra;
 
Bolinhas de queijo de cabra – compre aquelas ao azeite, escorra e passe-as no gergelim preto, na salsinha picada ou na páprica;
 
Palito de parmesão – misture 150 g de queijo parmesão ralado com 1 col. (sopa) de farinha de trigo.
 
Aqueça uma frigideira antiaderente, coloque uma porção da mistura e, quando derreter, encoste o palito de churrasco, desligue o fogo e espere esfriar para retirá-lo; 
 
3. Patê com torradas – faça a base misturando 150 g de cream cheese e 50 g de chantilly com uma colher em movimentos de baixo para cima.
 
Experimente acrescentar 2 col. (sopa) de frutas secas (figos e damascos bem picados) com 1 col. (sopa) de mel ou ½ col. (sopa) de gengibre ralado sem casca; ou ainda 2 col. (sopa) de ervas mistas (manjericão, diu, salsinha e cerefólio picados); 
 
4. Tartar de salmão – corte o peixe gelado em cubos pequenos. Tempere com sal, pimenta-branca e cebolinha. Sirva com massa phylo, torrada sueca ou barquinhas; 
 
5. Croutites – use a criatividade para fazer palitos com vegetais crus (cenoura, pepino, salsão, erva-doce) ou aferventados (no caso do aspargo). Disponha ainda de grissinis prontos e sirva com maionese ou com a base do patê sugerido acima. 

Para todos os gostos 

Além de cerveja e refrigerante, itens obrigatórios nas festas, cardápios leves também sugerem pró-seco. Mas não deixe de ter suco para quem gosta de algo mais natural.

Detalhes que fazem a diferença

Faça uma seleção de músicas agradáveis para receber os visitantes.

Disponha cadeiras, sofás e pufes em grupinhos, acompanhados de mesinhas de apoio para criar oportunidade de as pessoas conversarem. 

Para não deixar tudo sobre a mesa, prefira deixar pratos e talheres em um móvel próximo ao das comidas. E lembre-se sempre de verificar se há copos e pratos limpos disponíveis. 

Já as bebidas também podem ficar em outro lugar ao lado de copos e taças. Aquelas que devem ser servidas geladas podem ficar dentro de uma tina, enterradas em pedras de gelo.

Ao final da festa, não deixe de oferecer um cafezinho quente às visitas. Isso é uma atitude de muito bom grado.

Os vasos devem combinar com a proposta sem chamar muita atenção

Toque verde e de pétalas

Flores e folhas devem ter presença obrigatória na decoração. A design floral Amelinha Godói dá um passo-a-passo para você montar, sem erro, os arranjos da mesa:

1. Defina os vasos onde serão feitos os arranjos. Eles devem combinar com as cores da comida, sem chamar atenção, já que este será o papel das flores. Na dúvida, use os de vidro, que combinam facilmente. 

2. Escolha três flores principais (as maiores) com cores que combinem entre si. 

3. Depois, escolha dois outros tipos de flores para serem as complementares. Elas devem ser menores.

4. Então, folhagens e galhos de formatos diferentes.

Montagem de vasos 

Escolha no máximo quatro tipos diferentes de plantas para os arranjos principais. Pode ser, por exemplo, uma flor principal, duas secundárias e uma folhagem. No arranjo acima optou-se por lírio branco, flor de babosa, semente de boldo, folhas de latânia e cavalinha. Já nos vasos menores pode-se usar apenas folhagens para não ficar uma mesa carnavalesca. 


sábado, 28 de abril de 2012

Idéias = 10/Execução = 0

Idéias = 10/Execução = 0

Luiz Marins
Motivation & Success

Por que somos tão criativos, inovadores, cheios de idéias e tão
ruins em execução? Por que a rotina e o detalhe de executar, fazer
manutenção, dar continuidade, cuidar todos os dias, nos deixa tão
entediados?
Sentimos um grande prazer em dar idéias e planejar e um
enorme tédio em fazer, cuidar das coisas do hoje, do aqui e do agora.
Estamos sempre olhando para o futuro e parece que nos esquecemos
de que o amanhã depende do hoje. Com o descaso pelo hoje, pelo
detalhe, pela cuidadosa execução e manutenção do que existe, nunca
construiremos o amanhã e seremos sempre o "País do futuro".
Achamos que executar é uma coisa subalterna, para pessoas sem
muita inteligência, puros obreiros. O bonito é criar, inovar, propor, discutir.
Depois nada acontece. As coisas simplesmente não são feitas, não têm
continuidade, não têm manutenção, não vingam. Faltam pessoas dispostas a
cuidar da execução, da rotina, do manter, do fazer todos os dias com
dedicação e perseverança.
Nas empresas, vejo pessoas falando de planos, projetos e idéias
maravilhosas. Mas ninguém atende o cliente que está na linha, esperando.
Ninguém conserta o banheiro quebrado. Ninguém quer visitar o fornecedor que
está precisando de melhores especificações para poder entregar o pedido da
próxima semana. Ninguém faz a manutenção correta das máquinas que estão
em uso há anos e ameaçam parar. Daí, quando as coisas dão errado e o
problema se torna insustentável, todos parecem tomar um susto. Comportam-se
como se não soubessem que o problema ocorreria, mais cedo ou mais
tarde. Fingem não saber que as coisas só acontecem, de fato, quando alguém
arregaça as mangas e faz acontecer, cuida dos detalhes, enfim, executa. Vejo
também que essas pessoas que fazem e querem que as coisas sejam feitas
são, muitas vezes, taxadas de intolerantes, exigentes demais, detalhistas,
chatas.
Nesta semana, procure pensar na execução, no fazer, na importância
da rotina, da manutenção, do cuidado com o hoje, da atenção com o agora.
Antes de pensar grande, faça grande, faça agora, faça certo.
Pense nisso. Sucesso!

Fax

Fax do Nirso


UM GERENTE DE VENDAS RECEBEU O SEGUINTE FAX DE UM DOS SEUS NOVOS VENDEDORES:
SEO GOMIS, O CRIENTE DE BELZONTE PIDIU MAIS CUATRUCENTA PESSA. FAZ FAVORT OMÁ AS PROVIDENSSA
ABRASSO, NIRSO.'

APROXIMADAMENTE UMA HORA DEPOIS, RECEBEU OUTRO:
'SEO GOMIS, OS RELATÓRIO DI VENDA VAI XEGÁ ATRAZADO PROQUE TÔ FEXANDO UMAS VENDATEMO QUE MANDÁ TREIS MIR PESSA.

AMANHÃ TÁ XEGANO.'

ABRASSO, NIRSO.'

NO DIA SEGUINTE:
'SEO GOMIS, NUM XEGUEI PUCAUSA DE QUE VENDI MAIS DEIS MIR EM BERABA.TÔ INDO PRA BRAZILHA.
ABRASSO, NIRSO.'

NO OUTRO:
'SEO GOMIS, BRAZILHA FEXÔ 20 MIR. VÔ PRA FROLINÒPOLIS E DI LÁ PRA SUM PAULO NO VINHÃO DAS CETE HORA.

ABRASSO, NIRSO.'
ASSIM FOI O MÊS INTEIRO.
O GERENTE, MUITO PREOCUPADO COM A IMAGEM DA EMPRESA LEVOU Ao PRESIDENTE AS MENSAGENS QUE RECEBEU DO VENDEDOR.

O PRESIDENTE ESCUTOU ATENTAMENTE O GERENTE E DISSE:
'DEIXA COMIGO, QUE EU TOMAREI AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS. E TOMOU...

REDIGIU DE PRÓPRIO PUNHO UM AVISO E O AFIXOU NO MURAL DA EMPRESA, JUNTAMENTE COM AS MENSAGENS DE FAX DO VENDEDOR:
A PARTI DE OJE NOIS TUDO VAMO FAZÊ FEITO O NIRSO. SI PRIOCUPÁ MENOS EM ISCREVÊ SERTO , MODI VENDÊ MAIZ.
ACINADO,
O PRIZIDENTI.

FELIZ ANO NOVO!

FELIZ ANO NOVO!




"Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso."

⁠Charles Chaplin

Feliz Ano Novo!

Que o nascimento de Cristo na manjedoura
seja relembrado com o sentimento do
SER e não o TER!
Que as estrelas brilhando a vinda de Jesus
possam iluminar nossos caminhos e
trazer-nos a paz!
Que as lágrimas derramadas neste ano
sirvam para regar aquela
semente da bondade
e que ela seja híbrida para do seu lado
gerar a semente da generosidade
Pois assim foi Deus quando nos mandou
seu filho amado Jesus Cristo
Foi bondoso, generoso,
Humilde e amoroso
quando tirou seu filho da manjedoura
e o colocou em nossa direção.
Sejamos dignos desse ato!!
(Autor desconhecido)

Que o ano vindouro seja repleto de realizações e que todos os nossos sonhos se tornem realidade!
Feliz Ano Novo!

Feliz Ano Novo!!!


Dentro de alguns dias, um Ano Novo vai chegar a esta estação.
Se não puder ser o maquinista, seja o seu mais divertido passageiro.
Procure um lugar próximo à janela desfrute cada uma das paisagens que o tempo lhe oferecer, com o prazer de quem realiza a primeira viagem.
Não se assuste com os abismos, nem com as curvas que não lhe deixam ver os caminhos que estão por vir.
Procure curtir a viagem da vida, observando cada arbusto, cada riacho, beirais de estrada e tons mutantes de paisagem.
Desdobre o mapa e planeje roteiros.
Preste atenção em cada ponto de parada, e fique atento ao apito da partida.
E quando decidir descer na estação onde a esperança lhe acenou não hesite.
Desembarque nela os seus sonhos...
Desejo que a sua viagem pelos dias do próximo ano, seja de


PRIMEIRA CLASSE

Feliz Ano Novo!!!

FELIZ 2010!!!!!!

FELIZ 2010!!!!!!





Com o tempo...

Com o tempo... Você aprende que estar com alguém, só porque esse alguém lhe oferece um bom futuro, significa que mais cedo ou mais tarde você irá querer voltar ao passado...

Com o tempo... Você se dará conta que casar só porque “está na hora”, é uma clara advertência de que o seu matrimônio será um fracasso...

Com o tempo... Você compreende que só quem é capaz de lhe amar com os seus defeitos, sem pretender mudar-lhe, é que pode lhe dar toda a felicidade que deseja...

Com o tempo... Você se dará conta de que se você está ao lado de uma pessoa só para não ficar sozinho(a), com certeza uma hora vai desejar não voltar a vê-la..

Com o tempo... Você se dará conta de que ter amigos vale mais do que qualquer montante em dinheiro...
...e entende que os “verdadeiros amigos” se contam nos dedos, e que aquele que não luta para tê-los, mais cedo ou mais tarde se verá rodeado unicamente de amizades falsas...

Com o tempo... Você aprende que as palavras ditas num momento de raiva podem continuar a magoar a quem você disse durante toda a vida...

Com o tempo... Você aprende que desculpar todos o fazem, mas perdoar, somente as “almas grandes” conseguem...

Com o tempo... Você compreende que se você feriu muito um amigo, provavelmente a amizade jamais será a mesma...

Com o tempo... Você se dá conta de que cada experiência vivida com cada pessoa é insubstituível e única...

Com o tempo... Você se dá conta de que aquele que humilha ou despreza um ser humano, mais cedo ou mais tarde sofrerá as mesmas humilhações e desprezos, só que multiplicados...

Com o tempo... Você aprende a construir todos os seus caminhos hoje, porque o terreno do amanhã é demasiado incerto para fazer planos...

Com o tempo... Você compreende que apressar as coisas ou forçá-las para que aconteçam, fará com que no final não sejam como você esperava...

Com o tempo... Você se dará conta de que, na realidade, o melhor não era o futuro, mas sim o momento que estava vivendo naquele instante...

Com o tempo... Você aprende que tentar perdoar ou pedir perdão, dizer que ama ou dizer que sente falta, dizer que precisa ou que quer ser... Junto de um caixão... 
... deixa de fazer sentido...

Por isso, recorde sempre estas palavras:
“O HOMEM TORNA-SE VELHO MUITO RÁPIDO E SÁBIO DEMASIADO TARDE”, 
Exatamente quando:
“JÁ NÃO HÁ TEMPO”

Sorria e seja feliz!
Você merece, e isso, só depende de você!